Análises Clínicas – EAS ( Elementos Anormais do Sedimento)

– Cuidados para Coleta (adultos):

De preferência colher a 1ª urina da manhã. Antes da coleta deve-se lavar os órgãos genitais externos com água e sabão, secar e em seguida desprezar o 1° jato, logo após coletar o jato médio, 40 a 50 ml de urina em frasco próprio (oferecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia), limpo e seco, de boca larga, bem fechado e identificado (contendo nome do paciente, idade e data da coleta). Colher somente o jato médio, desprezando o início e o fim da micção.

Para coleta de urina em mulheres, recomenda-se abstinência sexual de pelo menos 24 horas e em mulheres menstruadas (em caso de urgência) usar tampão vaginal depois da lavagem, para não contaminar a urina com sangue. O ideal seria coletar a urina de 3 a 5 dias após o término do sangramento menstrual.

– Cuidados para Coleta (crianças/lactentes): Crianças muito jovens e neonatos recomenda-se utilizar coletor auto-aderente hipoalergênico.

Recomendações: Antes da coleta deve-se lavar os genitais externos com água e sabão. Identificar o coletor auto-aderente (contendo nome do paciente, idade e data da coleta); abrir as pernas da criança; certificar-se que as regiões púbicas e perineais estão limpas, secas e isentas de muco.

• Meninas: colocar o adesivo na pele em volta dos genitais externos, de maneira que a vagina e o ânus fiquem isolados e evitando a contaminação. Após 30 minutos retirar o coletor, mesmo sem a emissão de urina.

• Meninos: colocar o coletor auto-aderente de maneira que o pênis fique em seu interior. Após 30 minutos retirar o coletor, mesmo sem a emissão de urina.

– Não necessita preparo especial.

Barra | Centro

Share

Agende Conosco