Biópsia

A biópsia é um exame que faz parte da medicina diagnóstica. Ele se baseia na coleta de células de um tecido e visa a analisar a saúde e integridade dessa área.

Trata-se de um procedimento muito utilizado para determinar o caráter de uma lesão ou tumor — ou seja, se ele é benigno ou maligno. Feito da forma correta, ajuda na identificação do problema de saúde e traz máxima precisão quanto ao diagnóstico.

Na sequência, veja quais são os dois tipos de biópsia de mama mais importantes e entenda como garantir a segurança na escolha de onde realizá-la.

Core Needle Biopsy

Muito utilizado para lesões mamárias não palpáveis, esse tipo também é chamado de biópsia de fragmento com agulha (BFA). Sua realização, em geral, exige a aplicação de uma anestesia local.

A agulha tem um calibre grosso e é usada com uma pistola especial. Para garantir a eficiência na captura de células, o conjunto é guiado por ultrassom ou mamografia digital.

Mamotomia

Já a mamotomia também é conhecida como biópsia a vácuo. Como é capaz de coletar um fragmento mais amplo de tecido, permite a retirada de lesões menores que 1 centímetro.

Para a sua realização, é necessário usar anestesia local e uma só punção já coleta vários fragmentos. Oferece segurança diagnóstica ampliada e pode ser conduzida com ajuda de ultrassom ou mamografia. Também pode ser realizada por ressonância magnética.

Tanto a mamotomia quanto a core needle biposy são técnicas ambulatoriais. Então, são mais rápidas e não têm necessidade de recuperação posterior.

A importância do local de realização

A biópsia é um procedimento capaz de definir o tipo de lesão apresentada. A partir disso, o médico pode estabelecer o tratamento para certa condição. No caso de lesões mamárias, é essa etapa que determina se o quadro corresponde a câncer de mama ou não.

Por causa desse aspecto, é essencial poder contar com um procedimento seguro e adequado. Ele tem que ser feito da maneira correta e os resultados devem ser rápidos e precisos.

Para obter esses efeitos, a escolha faz toda a diferença. O CEPEM é referência em medicina diagnóstica e atenção com a saúde da mulher. Ao fazer uma biópsia no espaço, é possível ter a segurança e a tranquilidade necessárias quanto ao procedimento. Afinal, o centro já realizou mais de 100 mil biópsias em 25 anos.

Para ficar sempre por dentro, curta nossa página no Facebook e não perca nada!

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09)

Celebrado no dia 27 de setembro, o Dia Nacional de Doação de Órgãos serve como um ...

Veja mais

CEPEM Exame

Conheça o TBS: software para previsão do risco de fratura óssea

Diagnosticar a osteoporose e/ou analisar a saúde dos ossos requer uma atenção cada ...

Veja mais

CEPEM Exame

Tomografia abdominal: o que é e para o que serve?

A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame identifica mudanças sutis dos órgãos ...

Veja mais

CEPEM Geral

Menopausa

As mudanças causadas pela menopausa Período de muitas mudanças no corpo da mulher, ...

Veja mais