Campanha de vacinação contra a gripe

Paciente artigo 1 (Abril 2019)

Febres, dores corporais, mal estar e fraqueza. Causada pelo vírus influenza, a gripe é uma doença que acomete as vias respiratórias, apresentando mais de 2 milhões de casos por ano.
A doença pode ocorrer em surtos ao longo do ano, mas é mais frequente no período de outono e inverno. No Brasil, a temporada de gripe ocorre, geralmente, entre abril e outubro. Este ano, a campanha de vacinação está prevista para acontecer entre 10 de abril e 31 de maio.
 
Saiba mais sobre a gripe:
 
A doença

De fácil contágio, a transmissão do vírus da gripe acontece por via respiratória, geralmente pela inalação partículas de secreção infectada presentes no ar. A doença ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Os sintomas podem incluir febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.
De modo geral, o tratamento inclui repouso e ingestão de líquidos para permitir que o corpo combata a infecção por conta própria. Analgésicos anti-inflamatórios podem auxiliar no combate dos sintomas.
 
Algumas medidas de higiene são indicadas para controlar a disseminação e evitar a possível contaminação. É importante cobrir a boca quando tossir ou espirrar para evitar a propagação maior de partículas que carregam os vírus e manter as mãos limpas (lavá-las com água e sabão ou higienizá-las com álcool) para evitar eventual transmissão por contato.
 
Vacinação

A vacina da gripe é a melhor maneira de evitar a doença e suas complicações. Todos os anos, é necessário receber uma nova dose, já que a sua composição é alterada de acordo com o tipo de vírus mais provável de se disseminar. A vacina da gripe previne aproximadamente de 70 a 90% dos casos de influenza.
 
O público alvo inclui pessoas de alto risco de contaminação e complicações decorrentes:
– Gestantes e puérperas;
– Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
– Maiores de 60 anos;
– Profissionais de Saúde;
– Pessoas com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer, e outras).
 
No CEPEM, oferecemos a Vacina da Gripe de 2019, disponível para qualquer pessoa que queira se proteger. Além disso, contamos com um completo Centro de Vacinas para garantir a sua imunização. Entre em contato conosco!
 
Unidade Centro: (21) 3212-4002 Ramal: 251
Unidade Botafogo: (21) 2266-8088 Ramal: 155

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Exame

A detecção precoce do câncer de pulmão

A principal função dos pulmões é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbo ...

Veja mais

CEPEM Vacinas

O CEPEM já disponibiliza a nova vacina da gripe!

O CEPEM já disponibiliza a nova vacina da gripe! Recomendada preferencialmente pela ...

Veja mais

CEPEM Exame

Mitos e verdades dos exames de imagem

Informações e esclarecimentos sobre procedimentos ajudam a aumentar a adesão de ex ...

Veja mais

CEPEM Geral

Tudo o que você precisa saber sobre Laser Terapia

O laser é uma tecnologia que produz radiação eletromagnética utilizada com divers ...

Veja mais