Câncer de Pulmão – O mais comum dos tumores malignos

Artigo paciente 2 (10-07-2018)

Quem acompanha mensalmente a nossa newsletter viu que, anteriormente, abordamos o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. Por conta da data, aprofundamos os problemas de saúde derivados do fumo, sendo o câncer de pulmão um dos principais. Ele é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. Somente para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados 31.270 novos casos, sendo 18.740 entre os homens e 12.530 para as mulheres.

Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. No Brasil, foi responsável por 22.424 mortes em 2011. Altamente letal, a sobrevida média cumulativa total em cinco anos varia entre 13 e 21% em países desenvolvidos e entre 7 e 10% nos países em desenvolvimento. Em seus estágios iniciais, os tumores não emitem sinais ou sintomas específicos, até que a doença avance. No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis.

Por conta disso, vale novamente lembrar! É preciso investir na prevenção/detecção precoce como uma importante aliada no combate à doença. No CEPEM, contamos com os mais modernos equipamentos de Tomografia Computadorizada de Tórax, que permitem a detecção precoce da doença. Estudos apontam uma redução de 20% na taxa de mortalidade para os pacientes que realizam o exame após indicação médica. Também contamos com uma equipe médica especializada e experiente na realização dos exames e produção dos diagnósticos precisos e seguros. Cuide da sua saúde, invista na prevenção e informe-se mais sobre o câncer de pulmão.

Converse com o seu médico, ligue para nós e agende seu exame pelo telefone: (21) 2538-5866.

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Exame

Affirm Prone 3D – O novo sistema de biópsia mamária em 3D

No processo de rastreio de nódulos da mama, uma etapa decisiva é a realização de ...

Veja mais

CEPEM Vacinas

Você está em dia com o calendário de vacinas?

A imunização facilita o controle e a erradicação de doenças que podem ser preven ...

Veja mais

CEPEM Médico

Formas de prevenção para as doenças femininas mais incidentes no Brasil

O Dia Internacional da Mulher amplia o debate em relação à conscientização sobre ...

Veja mais

CEPEM Médico

Saúde ginecológica da mulher em pauta

No Brasil, para 2019, estima-se o surgimento de 16.370 novos casos de câncer de colo ...

Veja mais