Casos de Sarampo por todo país alerta para a necessidade de ter a vacinação em dia

O sarampo voltou a preocupar os brasileiros, o país tem enfrentado não só casos isolados em alguns estados, como também de surtos no Amazonas e em Roraima, que registrou as duas mortes pela doença nesse ano. São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro confirmaram o diagnóstico de sarampo.

Neste último, de treze casos que estavam sendo investigados,  dois se confirmaram.  A informação foi passada nessa segunda-feira (dia 9) pela Secretaria Estadual de Saúde.

A doença estava erradicada no Brasil desde 2016, quando Organização Mundial da Saúde emitiu um certificado de eliminação do vírus no país. Esta é a principal hipótese do Ministério da Saúde para os baixos índices recentes de imunização contra a doença. Especialistas alertam para que a população entenda que mesmo com ela eliminada, há a necessidade da continuidade na vacinação, ou seja, se os adultos não forem vacinados, essas doenças erradicadas vão voltar ao nosso país.

Apesar de  não apresentarem um surto ainda, o reaparecimento dos casos implicam que há um risco. Trata-se de uma doença contagiosa, de transmissão respiratória, causada por um vírus, desta forma é imprescindível a compreensão que a proteção contra o sarampo vale para todos.

A vacinação contra o sarampo é a Tríplice Viral, que ainda imuniza contra a rubéola e caxumba. A orientação é: pessoas com até 29 anos e nunca tomaram a vacina devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias; de 30 a 49 anos, uma dose basta; quem tem mais de 50 não precisa se vacinar porque provavelmente já teve contato com a doença.

Fique atento ao aparecimento de manchas vermelhas na pele, febre, tosse e conjuntivite, que são alguns dos sintomas. Consulte seu médico e mantenha a vacinação em dia de acordo com as recomendações do calendário nacional de vacinação.

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09)

Celebrado no dia 27 de setembro, o Dia Nacional de Doação de Órgãos serve como um ...

Veja mais

CEPEM Exame

Conheça o TBS: software para previsão do risco de fratura óssea

Diagnosticar a osteoporose e/ou analisar a saúde dos ossos requer uma atenção cada ...

Veja mais

CEPEM Exame

Tomografia abdominal: o que é e para o que serve?

A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame identifica mudanças sutis dos órgãos ...

Veja mais

CEPEM Geral

Menopausa

As mudanças causadas pela menopausa Período de muitas mudanças no corpo da mulher, ...

Veja mais