Densitometria óssea para o diagnóstico de osteopenia

Paciente 2 - ARTIGO

Ao pensar em saúde dos ossos, é comum que a primeira doença que venha em mente seja a osteoporose. Porém, outro quadro também pode indicar que os ossos estão passando por um processo de desgaste: a osteopenia.
 
Diferente da osteoporose, a osteopenia não é uma doença, é uma condição pré-clínica que mostra que há uma perda precoce de densidade óssea e enfraquecimento dos ossos. Segundo critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), considera-se que a osteopenia está instalada quando a densidade mineral do osso gira entre menos 1% e menos 2,4%, portanto, maior do que a perda fisiológica considerada normal para a faixa de idade. Se não for tratada de forma adequada, o quadro pode evoluir para uma osteoporose.
 
A osteopenia pode afetar mulheres e homens. No entanto, são mais vulneráveis as mulheres pós-menopausa, que apresentam uma queda na produção do estrogênio, hormônio que contribui para a absorção de cálcio. Além do envelhecimento, os fatores de risco também incluem herança genética, desnutrição, exposição insuficiente ao sol e sedentarismo.
 
O recurso mais importante para o diagnóstico é a densitometria óssea, exame que permite detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. Ele avalia a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio, áreas que estão mais sujeitas ao risco de fraturas. Esse método utiliza aparelhos modernos, que apresentam duas vantagens importantes: são rápidos (durando cerca de 5 minutos) e produzem uma baixa exposição à radiação.
 
Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de sucesso do tratamento. É muito difícil reverter um quadro de osteopenia, por isso, o principal objetivo é deter ou retardar a degradação do tecido ósseo que pode levar à osteoporose.
 
O CEPEM oferece a densitometria óssea para o diagnóstico de osteopenia e osteoporose. Contamos com exames de alta tecnologia, além de uma equipe médica capacitada para garantir laudos precisos e seguros.
 
Entre em contato com nossa Central de Agendamentos pelo: (21) 2266-8000.

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Vacinas

A importância em manter sua vacinação em dia

No último domingo, dia 09 de junho, foi comemorado o Dia Nacional da Imunização. O ...

Veja mais

CEPEM Geral

Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06)

No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Criada pela Orga ...

Veja mais

CEPEM Exame

Densitometria óssea para o diagnóstico de osteopenia

Ao pensar em saúde dos ossos, é comum que a primeira doença que venha em mente sej ...

Veja mais

CEPEM Exame

Benefícios da LaserTerapia no inverno

Com o clima mais frio e raios solares mais amenos, o inverno é a época ideal para i ...

Veja mais