Dia Mundial do Coração (Dia 29 de setembro)



Anualmente, a data 29 de setembro é marcada pelo Dia Mundial do Coração. O momento foi escolhido pela Federação Mundial do Coração e se tornou oficial em 2000.


Seu principal objetivo é demonstrar a importância dos cuidados com a saúde do coração para uma vida melhor. As ações acontecem em vários níveis e buscam a prevenção como forma de ser mais saudável.


A seguir, entenda as razões que envolveram a criação do Dia Mundial do Coração e saiba como a data e suas ideias podem ajudar a sua vida.


A importância da prevenção



O cuidado com esse sistema é essencial para evitar danos irreversíveis. É importante, por exemplo, manter hábitos saudáveis de alimentação e a prática de atividades físicas. Fugir do sedentarismo e da obesidade é um jeito de não sobrecarregar o órgão. Também é necessário controlar os níveis de colesterol e se manter sempre em dia com os cuidados com a saúde.


O Dia Mundial do Coração ainda serve para alertar que muitas doenças cardiovasculares são assintomáticas. Sem nenhuma indicação, os pacientes só descobrem que precisam de cuidados quando algum quadro se manifesta — como um infarto.


A necessidade de cuidar dos jovens



Quando se fala na saúde do coração, muita gente acredita que essa é uma preocupação destinada apenas a quem já passou dos 40 ou 50 anos. No entanto, os jovens também têm que dar atenção.


O descuido com o estilo de vida somado à carga de estresse cria condições perigosas para a saúde do órgão. Inclusive, há indícios de que jovens tenham proteção menor nesse sentido. Então, é essencial que a preocupação com a saúde nesse aspecto faça parte da vida de todas as pessoas.


A realização de exames preventivos



Recorrer à medicina preventiva é o melhor caminho para cuidar do coração. Com o acompanhamento de um médico e a realização de exames, é possível identificar problemas e alterações logo no começo e garantir o bom funcionamento.


Além dos tradicionais ecocardiograma e teste de esforço, dá para recorrer a outras possibilidades. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética de tórax permitem conhecer o contorno do coração e se há algum vaso aumentado.


Também é possível realizar um doppler colorido em artérias para identificar se há bloqueios de gordura, por exemplo. Ao ter o apoio de uma referência como o CEPEM, há resultados melhores.


O Dia Mundial do Coração é uma data que relembra a importância do cuidado com a saúde. Ao agir de forma preventiva, o seu sistema cardiovascular é favorecido.


Aproveite e curta nossa página no Facebook para ter acesso a outras dicas e novidades.

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Tipos de câncer que mais atingem as mulheres e sua prevenção

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer é a segunda c ...

Veja mais

CEPEM Exame

Conheça mais sobre o laser íntimo (intravaginal)

As mudanças no corpo feminino levam a vagina a perder elasticidade e firmeza. Isso f ...

Veja mais

CEPEM Exame

Laser Íntimo – O tratamento mais eficaz para as queixas da menopausa

Queixa que pode atingir mais de 80% das mulheres após os 55 anos, o ressecamento vag ...

Veja mais

CEPEM Exame

O Centro de Tomografia Computadorizada do CEPEM

Um dos destaques do CEPEM é o nosso Centro de Tomografia Computadorizada (TC). Com a ...

Veja mais