A Luta Contra o Tabagismo

Essa semana é marcada pela luta contra o tabagismo. Na quinta-feira, 31 de maio, tivemos o Dia Mundial sem Tabaco, criada em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é alertar sobre os malefícios do tabaco, a fim de combater seus riscos e diminuir cada vez mais o uso.

Os índices no Brasil e no mundo são preocupantes e apontam alta mortalidade por dia. Inúmeras doenças estão relacionadas ao tabagismo, como, infartos, câncer e doenças respiratórias obstrutivas.

O câncer de pulmão é o tipo da doença que mais mata no Brasil e 90% dos casos está relacionado ao consumo de tabaco. Infelizmente ele é conhecido, muitas vezes, por se desenvolver de forma silenciosa, sem nenhum sintoma, fazendo com que só seja detectado na fase mais avançada.

Desta forma, a data chama atenção para as mortes que podem ser evitadas. Por isso, além da prevenção um forte aliado dessa luta é o diagnóstico precoce, uma vez que ao descobrir o tumor em estágio inicial a taxa curativa é alta. Para detectar precocemente o câncer pulmonar, estudos comprovam que a tomografia computadorizada de baixa radiação tem se mostrado muito eficaz, uma vez que o exame possibilita uma visão minuciosa de todo o órgão, permitindo detectar e medir as dimensões de um nódulo e sua posição. Outros estudos confirmam sua eficiência, em que apontam uma redução de 20% na taxa de mortalidade para os pacientes que realizam o exame após indicação médica.

Alertamos que o consumo de derivados do tabaco causa dependência química, emocional e comportamental, e prejudicam a saúde coletiva e o meio ambiente, assim o ideal é o não consumo da substância. Porém uma vez que o paciente apresente o histórico de tabagismo, a tomografia computadorizada de baixa radiação pode e deve ser realizada para identificação e acompanhamento da doença.

Tendo como base a Sociedade Americana de Câncer, vemos que a indicação para a tomografia para pacientes acima de 55 anos, com histórico de tabagismo de pelo menos 1 maço/dia por 30 anos, entre outros fatores.

O mais importante é a conscientização dos males do tabaco. Consulte seu médico.

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

O CEPEM abraça a causa de combate ao fumo

    Todos conhecem o mal que o cigarro faz e sabem que o tabaco mata, mas m ...

Veja mais

CEPEM Geral

Dia Nacional da Saúde — Como se cuidar?

  O Dia Nacional da Saúde é comemorado anualmente no dia 5 de agosto. Não só ...

Veja mais

CEPEM Geral

Vida Plena especial para os amantes de corrida

Que tal um programa que alie cuidar da saúde com a oportunidade de apreciar os lindo ...

Veja mais

CEPEM Geral

Investimento em qualidade de atendimento

O atendimento de qualidade é um dos principais valores do CEPEM. Como forma de garan ...

Veja mais