Marcação Pré-Operatória de Lesões Mamárias

O Exame de Marcação Pré-Operatória de Lesões Mamárias é utilizado para localização com precisão à lesão a ser removida através de cirurgia. Para tal, pode ser utilizado fio metálico ou radiotérmaco (Tecnésio 99 ou Iodo 125).

Após a checagem do pedido médico e do exame que originou o procedimento, a médica responsável irá proceder com a localização da lesão e realizar a marcação pré-operatória. Os procedimentos são realizados com utilização de anestésico local (lidocaina a 2%, sem vasoconstrictor), após a antissepsia da pele.


Exame exige agendamento (Central de Atendimento CEPEM 2266-8000).

 

Trazer pedido médico ou guia do convênio, carteirinha do convênio, Documento de identificação com foto, CPF e guia autorizada (se necessário).

É necessário chegar à clínica com 1 hora de antecedência do horário agendado, caso contrário, não podemos garantir a realização dos seus exames.

Trazer exames anteriores da região a ser examinada ( É imprescindível que estejam disponíveis  os laudos e imagens). Caso tenha outros exames complementares de mama, é necessário apresentar no ato do exame ( Ex: Mamografia, Ultrassonografia, Ressonância magnética, biópsias). Os exames deverão ter, no máximo, 06 meses. Caso não tenha, deverá refazê-los. A não apresentação destes exames poderá ocasionar a não realização do procedimento solicitado.



– O início do jejum dependerá da data e horário da cirurgia e o mesmo deverá ser indicado pelo cirurgião da paciente.

– A suspensão de medicamentos de ação anti coagulante (EX: Ácido Acetil Salicílico como Aspirina, Melhoral, Anticoagulantes e Ginkgo Biloba, dentre outros) assim como a indicação de utilização ou suspensão de qualquer outro medicamento deve ocorrer sempre de acordo com orientação do médico responsável pela paciente, e a mesma deverá, obrigatoriamente, ser apresentada por escrito, com assinatura e carimbo do mesmo, no dia do procedimento.

– A paciente deve vir de sutiã firme com regulagem na alça.

– Vir de blusa com abertura na frente (com botões).

– Após o término do procedimento, não poderá movimentar o braço do mesmo lado do procedimento realizado (em caso de marcação com fio metálico). Se houver necessidade de carregar sacolas ou bolsas, a paciente deverá vir acompanhada.

IMPORTANTE:

Paciente com problemas cardíacos: Deve apresentar no dia do exame, qualquer tipo de orientação específica da parte cardiológica, caso exista, lembrando que NÃO administramos qualquer tipo de medicamentos via oral, intra muscular ou endovenosa.

Paciente alérgica à Xilocaína: Solicitar que verifique com alergista antecipadamente qual anestesia pode utilizar e nos informe com pelo menos 01 semana de antecedência da data de realização do procedimento.

O Cepem utiliza anestésico local de forma injetável: Xilocaína ou Lidocaína, a 2%, sem vasoconstrictor.

Para pacientes alérgicas, utilizamos Mepivacaína. Caso a paciente tenha alergia a Mepivacaína, deverá solicitar ao alergista parecer informando qual anestesia pode utilizar e deverá trazer essa anestesia no dia do exame para ser aplicada.

***Toda e qualquer orientação dada pelo médico responsável pela paciente deve ser informada com antecedência e apresentada no ato do exame ao médico que irá realizar o procedimento.

Observações:

– A paciente receberá todas as orientações, quanto aos cuidados ao término do procedimento, pela equipe de enfermagem, lembrando que é imprescindível não movimentar o membro superior do mesmo lado em que foi feita a marcação pré cirúrgica quando a mesma utilizar fio metálico.

– Todos os exames apresentados e documento de identificação são SEMPRE devolvidos após o exame.

– Nosso aparelho suporta até 120kg, nos casos de marcações realizadas com orientação da mamografia(Estereotaxia). Não há limite de peso para procedimentos com orientação da ultrassonografia.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com nossa Central de Agendamento.



Exame utilizado para localização com precisão à lesão a ser removida através de cirurgia. Para tal, pode ser utilizado fio metálico ou radiotérmaco (Tecnésio 99 ou Iodo 125).

Após a checagem do pedido médico e do exame que originou o procedimento, a médica responsável irá proceder com a localização da lesão e realizar a marcação pré-operatória.
Os procedimentos são realizados com utilização de anestésico local (lidocaina a 2%, sem vasoconstrictor), após a antissepsia da pele.

Contra-indicação:

Não há contra-indicações absolutas para a realização da maioria dos procedimentos percutâneos. Os mesmos poderão ser contra-indicados quando a lesão de interesse não puder ser evidenciada ao método solicitado, quando a paciente não conseguir manter o posicionamento adequado para a realização, ou na impossibilidade técnica para a realização do mesmo.

Tempo médio de atendimento:

De 15 a 40 minutos.



Ao término da marcação, são feitas duas incidências mamográficas e o curativo que só deve ser retirado no Centro Cirúrgico.



BOTAFOGO | BARRA | CENTRO

Share

Agende Conosco