Menopausa

site 1

As mudanças causadas pela menopausa

Período de muitas mudanças no corpo da mulher, a menopausa é caracterizada pela última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos e marca o fim da fase reprodutiva.

Durante este período, ocorre a queda de produção dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona), além da diminuição do hormônio de crescimento (GH). Entre as principais mudanças no corpo estão o ressecamento vaginal, a perda de firmeza da pele, a alteração de textura de cabelos e unhas, o ganho de peso e o excesso de pelos na face.

A menopausa é uma fase que também apresenta o risco aumentado de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias, além da ocorrência de osteoporose e de alguns tipos de câncer, como o de mama, ovário e endométrio.

Menopausa x Climatério

O climatério é a fase de transição do período reprodutivo, ou seja, que antecede essa última menstruação – e pode se estender até a pós-menopausa. Sua principal característica são as transformações físicas e emocionais decorrentes do desequilíbrio na produção dos hormônios femininos.

Os sintomas mais comuns incluem irregularidades menstruais, que podem ser mais escassas ou mais fortes, além de mais ou menos frequentes. Outros sinais característicos são ondas de calor (fogachos), alterações do sono, da libido e do humor.

Acompanhamento ginecológico

Não considere que depois da menopausa a mulher está dispensada do acompanhamento ginecológico… Pelo contrário, o mesmo deve continuar sendo feito com regularidade. Diversos exames complementares devem fazer parte da rotina dessa paciente, como colpocitologia oncótica, papanicolaou, ultrassom transvaginal e densitometria óssea.

Tratamentos aliados

Além da reposição hormonal, laser íntimo é outro tratamento indicado para a melhora de sintomas como ressecamento vaginal, dor durante a relação, perda de libido e incontinência urinária leve.

Baseado na termoterapia (aplicação terapêutica de calor), o aparelho atua de forma local no estímulo da vascularização do canal vaginal. Isso promove o aumento das fibras de colágeno e, portanto, a vagina volta a ter elasticidade perdida. Além disso, a vagina lubrificada fica mais protegida contra infecções e com o pH equilibrado.

A saúde das mulheres em todas as fases da vida é prioridade no CEPEM! Entre em contato com nossa Central de Agendamentos e saiba mais sobre o Laser Íntimo e todos os exames oferecidos. (21) 2266-8000

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09)

Celebrado no dia 27 de setembro, o Dia Nacional de Doação de Órgãos serve como um ...

Veja mais

CEPEM Exame

Conheça o TBS: software para previsão do risco de fratura óssea

Diagnosticar a osteoporose e/ou analisar a saúde dos ossos requer uma atenção cada ...

Veja mais

CEPEM Exame

Tomografia abdominal: o que é e para o que serve?

A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame identifica mudanças sutis dos órgãos ...

Veja mais

CEPEM Geral

Menopausa

As mudanças causadas pela menopausa Período de muitas mudanças no corpo da mulher, ...

Veja mais