O perigo das doenças assintomáticas

 

Instituido em 28 de julho, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, tem como objetivo atrair atenção para o tema e estimular a população ao tratamento e a prevenção.

 

A hepatite é a inflamação do fígado e é perigosa por ser uma doença que nem sempre apresenta sintomas, muitos pacientes levam anos para descobrir que estão infectados. A estimativa no Brasil é que 2,3 milhões de pessoas tenham algum tipo de hepatite e inúmeras só tomam conhecimento que tem a doença (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado.

 

Há vários tipos de Hepatite, sendo a Tipo C a mais grave e ainda não possuir vacina. Não existem regras em relação aos sintomas, mas podem manifestar-se: tontura, febre, mal-estar, enjoo, vômitos, dores abdominais, urina escura e fezes claras. A transmissão ocorre por meio de fezes, por secreção oral, por sangue, prática sexual desprotegida ou pelo compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear e outros objetos cortantes.

 

Realizar o diagnóstico precoce é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e a melhor forma de prevenir é a vacinação.

 

As recomendações são:

tabela

 

As hepatites podem estar aonde menos esperamos, previna-se!

 

O Cepem disponibiliza a imunização contra as Hepatites A e B em suas unidades do Centro e Botafogo. Entre em contato e saiba mais.

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Exame

Affirm Prone 3D – O novo sistema de biópsia mamária em 3D

No processo de rastreio de nódulos da mama, uma etapa decisiva é a realização de ...

Veja mais

CEPEM Vacinas

Você está em dia com o calendário de vacinas?

A imunização facilita o controle e a erradicação de doenças que podem ser preven ...

Veja mais

CEPEM Médico

Formas de prevenção para as doenças femininas mais incidentes no Brasil

O Dia Internacional da Mulher amplia o debate em relação à conscientização sobre ...

Veja mais

CEPEM Médico

Saúde ginecológica da mulher em pauta

No Brasil, para 2019, estima-se o surgimento de 16.370 novos casos de câncer de colo ...

Veja mais