Outubro Rosa: Período de conscientização sobre o câncer de mama

Paciente artigo 1 (Out 2018)

Este mês é um dos mais importantes para a saúde feminina! Celebra-se o Outubro Rosa, período de conscientização, alerta e prevenção contra o câncer de mama.
 
A doença é a mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. O controle do câncer de mama é, hoje, uma prioridade na agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011.
 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o Brasil, estimam-se 59.700 novos casos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018/2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.
 
Uma das principais armas femininas contra a doença ainda é a prevenção e a modificação do estilo de vida para uma rotina mais saudável e equilibrada.
 
Os fatores de risco hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são modificáveis, mas questões como excesso de peso corporal, consumo de álcool, alimentação, prática de exercícios físicos são passíveis de mudança. Segundo dados do INCA, estima-se que, por meio da alimentação e da atividade física, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama no Brasil.
 
Além disso, os exames preventivos como a mamografia, tomossíntese e ultrassonografia das mamas contribuem – e muito – para o diagnóstico precoce da doença, bem como o sucesso do tratamento. Só para se ter uma ideia, a mamografia, ao detectar o câncer de mama precocemente, pode elevar em 90% as chances de cura, diminuindo a necessidade de intervenções cirúrgicas mutilantes.
 
Por isso, invista na sua saúde. Mude seus hábitos para uma rotina mais saudável, fique atenta aos sinais do seu corpo e visite seu médico regularmente, realizando os exames preventivos anuais. Para esse momento, conte com o CEPEM. Temos os mais modernos equipamentos de mamografia, tomossíntese, ultrassonografia e ressonância magnética, além de profissionais experientes e conceituados, que garantem laudos seguros e precisos.
 
Possuímos um serviço de exames e diagnósticos pautado pela excelência científica combinada ao relacionamento próximo, acolhedor e humanizado com os nossos pacientes.
 
Para mais informações, entre em contato com nossa equipe pelo telefone (21) 2266-8000. Estamos à disposição!

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09)

Celebrado no dia 27 de setembro, o Dia Nacional de Doação de Órgãos serve como um ...

Veja mais

CEPEM Exame

Conheça o TBS: software para previsão do risco de fratura óssea

Diagnosticar a osteoporose e/ou analisar a saúde dos ossos requer uma atenção cada ...

Veja mais

CEPEM Exame

Tomografia abdominal: o que é e para o que serve?

A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame identifica mudanças sutis dos órgãos ...

Veja mais

CEPEM Geral

Menopausa

As mudanças causadas pela menopausa Período de muitas mudanças no corpo da mulher, ...

Veja mais