A primeira certificação PADI na cidade do Rio de Janeiro é do CEPEM

Artigo - PADI novo 1

Poucas pessoas sabem o significado e a importância de um certificado de acreditação para um estabelecimento de saúde.

 

O Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI) é um processo que visa a segurança do paciente e a busca constante pela excelência dos serviços prestados nos estabelecimentos de saúde, um certificado reconhecido internacionalmente.
 
Para o CEPEM, “a certificação é mais que uma conquista, é uma realização”, analisa Henrique Alberto Pasqualette, diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher – CEPEM.
 
As próprias instituições de saúde começam a perceber que além de oferecer um serviço diferenciado, com maior qualidade e segurança para seus usuários, também são beneficiadas com a melhora de seus serviços, constantemente monitorados, com o respeito e reconhecimento de seus usuários e o aumento de sua reputação no mercado.
 
A redução de problemas causados por diversos fatores inerentes as atividades de um setor clínico, é um dos principais resultados da acreditação. Um mecanismo que estimula o aprimoramento constante dos processos, com o objetivo de garantir a qualidade na assistência à saúde, pois os manuais do Sistema Brasileiro de Acreditação focam principalmente a segurança do paciente. Dessa forma, o processo de acreditação de um serviço de saúde promove um controle maior dos riscos clínicos e não clínicos, e uma maior qualidade dos serviços prestados. Para que o estabelecimento receba o certificado, primeiro ele deve se candidatar e depois passar por longos processos de avaliação.
 
Para o diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher – CEPEM, Henrique Alberto Pasqualette, receber a acreditação é o reconhecimento de que o serviço de Diagnóstico por Imagem foi certificado pela comunidade radiológica. “Ninguém melhor que os especialistas para ter um olhar externo e garantir que os padrões de qualidade estejam sendo atendidos. Uma avaliação por especialistas tem um grau de profundidade maior, muito mais detalhada”, avalia. E continua, “a qualidade dos serviços é um dos princípios básicos do CEPEM”, afirma o diretor.
 
O selo é uma indicação de que a instituição segue uma padronização e se preocupa com a qualidade em todos os processos para evitar qualquer intercorrência durante o processo de atendimento. Essa padronização começa no atendimento e termina com a entrega do exame. Sua obtenção é uma consequência da conformidade com os padrões definidos pela metodologia da acreditação. Para que o estabelecimento continue a ter o selo, o mesmo passará por avaliações periódicas do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), uma garantia de que existe um controle de qualidade externo sobre os serviços, que deverá estar sempre se aprimorando.
 
Artigo - PADI novo 2

Para a obtenção do certificado, o estabelecimento passa por uma série de padrões de qualidade exigidos. O que permite a organização do serviço, otimizando-o e o controle dos processos internos, além de incentivar boas práticas e promover a definição de protocolos assistenciais, ratificando um modelo de gestão e permitindo a melhoria evidente dos resultados.
 
Segundo Pasqualette, todo processo de avaliação externa causa certa tensão: “Isso não é ruim, pois aumenta o nível de responsabilidade que as pessoas têm com seu trabalho”. Após a apreensão com a visita dos avaliadores, houve um grande contentamento por parte da equipe com o reconhecimento da alta qualidade e consequentemente a recompensa com o selo de Acreditação.
 
O Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem – PADI tem uma avaliação precisa e exigente. “O Colégio Brasileiro de Radiologia nos dá essa garantia do nível dos profissionais que compõem o Colégio e nos garante que realmente estamos em um padrão que merece uma certificação de qualidade”, afirma Pasqualette.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Dia das Mães

Maio está chegando e o mês traz com ele uma das datas mais importantes do calendár ...

Veja mais

CEPEM Exame

Dia Mundial Sem Tabaco

No próximo dia 31 de maio, uma outra data muito importante vai marcar o mês: o Dia ...

Veja mais

CEPEM Vacinas

Campanha de vacinação contra a Influenza (2018)

Fique atenta! Começou dia 16 de abril e vai até o dia 25 de maio a campanha de vaci ...

Veja mais

CEPEM Geral

Tenha uma Páscoa mais saudável

Uma das melhores épocas do ano, para muitas pessoas, está chegando: a Páscoa! Alé ...

Veja mais