Receitas típicas para a Festa Junina

Artigo - Paciente 3 (20-06-2018)

É chegada uma das épocas mais gostosas do ano: as festas juninas que, além de significarem um bom motivo para encontrar amigos e familiares, também trazem uma infinidade de tentações gastronômicas difíceis de resistir, certo? Não tem quem não adore os pratos típicos! O cardápio é bem variado e, embora existam várias opções de comidas salgadas, os doces de festa junina são o grande destaque. Os principais ingredientes das comidas juninas são amendoim, milho, abóbora, pinhão, mandioca e coco, alimentos ricos em nutrientes, que podem dar origem a preparações bem saudáveis, desde que a escolha dos ingredientes seja certa. Por isso, separamos abaixo algumas receitinhas típicas que vão fazer muito bem ao seu organismo! Aproveite!

 
Receita saudável de canjica
Quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite da vaca não precisa se privar de algumas gostosuras típicas. Já existem várias opções de alimentos que podem substituir os ingredientes das receitas tradicionais, como o leite vegetal, por exemplo.
Para dar mais cremosidade à preparação, a receita também leva biomassa de banana verde, que favorece a saúde cardiovascular por meio do controle do colesterol, previne o surgimento de algumas doenças (como Diabetes), aumenta a sensação de saciedade e ainda contribui para o bom funcionamento do intestino.
 
Ingredientes
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou açúcar de coco
2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
50 gramas de coco ralado
250 gramas de canjica branca
200 ml de leite de coco
400 ml de água
750 ml de leite vegetal (pode ser leite de arroz, soja ou amêndoa)
Canela em pau
1 pitada de sal
 
Modo de preparo
Deixe a canjica de molho por algumas horas. Despreze a água e coloque-a em uma panela de pressão com o leite vegetal, a água, a biomassa de banana verde e o açúcar mascavo ou de coco. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos e depois desligue o fogo. Quando o conteúdo da panela estiver frio, acrescente o coco ralado, o leite de coco, a canela e o sal. Mexa tudo e leve novamente ao fogo, desta vez sem pressão. Assim que a mistura ficar bem cremosa, tire do fogo, coloque em uma travessa ou em potes individuais e polvilhe canela em cima.

 
Receita de Bolo de Fubá saudável
Além de leve e saborosa, essa receita de bolo de fubá oferece benefícios à saúde. Ao contrário do tradicional óleo de cozinha refinado, que pode conter muitas substâncias tóxicas (como solventes), o óleo de coco é uma boa gordura para o reforço imunológico e ainda um termogênico natural. Já o açúcar demerara é menos processado que o branco, o que resguarda as vitaminas e minerais, além de não possuir aditivos químicos.
 
Ingredientes
2 ovos caipiras
½ xícara de açúcar demerara
1 xícara (chá) de fubá
3 colheres (sopa) de óleo de coco
3 colheres (sopa) de coco fresco ralado
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
 
Modo de preparo
Separe as claras da gema e bata as claras em neve. Em uma batedeira, misture as gemas com o açúcar até obter um creme e em seguida adicione o fubá e o óleo de coco, misturando novamente. Incorpore delicadamente as claras em neve, o coco fresco e por último o bicarbonato. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos ou até que o bolo de fubá fique assado.

 
Receita de Curau de Abóbora
A tradicional receita de curau de milho dá lugar a essa versão inusitada: curau de abóbora. É simples e rápido de ser feito, além de não conter glúten e lactose, podendo ser consumido por pessoas com intolerâncias alimentares. A abóbora é fonte de betacaroteno, responsável por sua coloração laranja. Além de ser importante para saúde da pele, o betacaroteno é convertido em vitamina A, conforme a necessidade dessa vitamina no organismo.
 
Ingredientes:
• 500g de abóbora descascada e cortada em cubos
• 1 vidro pequeno de leite de coco
• 2 xícaras (chá) de leite de arroz
• ½ xícara (chá) de açúcar de coco ou açúcar mascavo
• 1 pitada de sal
• 2 colheres (sopa) de amido de milho
• 4 colheres (sopa) de óleo de coco
• Canela em pó a gosto para polvilhar
 
1 – Cozinhe a abóbora em água até ficar macia, pode ser na panela de pressão por 20 minutos após pegar pressão ou em panela normal, o que levará mais tempo;
2 – Escorra e deixe esfriar;
3 – Bata a abóbora no liquidificador com o restante dos ingredientes (menos a canela);
4 – Coloque em uma panela e leve ao fogo baixo até engrossar, cerca de 30 minutos, mexendo sempre para não grudar;
5 – Se necessário, acrescente mais leite de arroz. Coloque em um refratário de vidro, polvilhe canela e leve à geladeira até ficar firme.

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09)

Celebrado no dia 27 de setembro, o Dia Nacional de Doação de Órgãos serve como um ...

Veja mais

CEPEM Exame

Conheça o TBS: software para previsão do risco de fratura óssea

Diagnosticar a osteoporose e/ou analisar a saúde dos ossos requer uma atenção cada ...

Veja mais

CEPEM Exame

Tomografia abdominal: o que é e para o que serve?

A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame identifica mudanças sutis dos órgãos ...

Veja mais

CEPEM Geral

Menopausa

As mudanças causadas pela menopausa Período de muitas mudanças no corpo da mulher, ...

Veja mais