A relação da vitamina D com a Osteoporose

Médico artigo 2 (Dez 2018)

Em um país tropical como o Brasil, é fácil pensar que a vitamina D – conhecida como “vitamina do sol” – circule em níveis altos em boa parte da população… Porém, não é bem assim. Na região Sudeste, ao contrário do que se imagina, estima-se que 70% da população tenha deficiência ou insuficiência da vitamina.
 
Com múltiplas funções no corpo, a vitamina D é comumente reconhecida pela sua ação no sistema musculoesquelético. Ela é importante para absorção e regulação do cálcio, além de atuar na mineralização os ossos. Ou seja, enquanto o cálcio ajuda a construir e manter a massa óssea, a vitamina D é necessária para a fixação do mesmo no organismo.
 
Os níveis de vitamina D têm relação direta com a exposição solar, uma vez que os raios UVB são necessários para sua produção no organismo. Para conquistar bons níveis dessa vitamina (e de maneira segura), é necessário se expor ao sol por 15 minutos nos horários de maior incidência, entre 10h e 16h, sem filtro solar ou qualquer outra proteção. O ideal é que essa exposição seja apenas de pernas e braços. Porém, devido à preocupação com o câncer de pele, principalmente em pessoas com pele muito clara e histórico pessoal ou familiar da doença, não são todos que podem obter a vitamina D por meio do sol. Nesses casos, a suplementação é necessária e deve ser feita com o respaldo médico.
 
A falta dessa vitamina aumenta a chance de osteoporose e, normalmente, sua deficiência só é percebida quando já estiver avançada. Lembrando que a osteoporose é caracterizada pela perda de massa óssea, que faz com que os ossos fiquem porosos, aumentando o risco de fraturas. A saúde dos ossos pode ser avaliada por meio do exame de densitometria óssea. Feito em áreas que estão mais sujeitas ao risco de fraturas, o método realiza a medição da densidade mineral óssea por meio de um aparelho de baixa exposição à radiação. Ainda existe o exame TBS (Trabecular Bone Score), que é feito por meio de um software que acessa a textura óssea, avaliando e medindo sua qualidade.
 
No CEPEM, possuímos um serviço de exames e diagnósticos pautado pela excelência científica combinada ao relacionamento próximo, acolhedor e humanizado com os nossos pacientes. Também contamos com uma equipe de profissionais experientes e conceituados, que vão garantir laudos seguros e precisos.

Share