Tipos de câncer que mais atingem as mulheres e sua prevenção

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer é a segunda causa de morte natural no Brasil. O que mais chama a atenção é que essas mortes poderiam ser evitadas. As estatísticas demonstram os 05 tipos de câncer que ocorrem nas mulheres.

Sem título

O diagnóstico precoce é primordial e um divisor de águas no no tratamento. Confira abaixo os tipos de câncer que são mais comuns entre as mulheres e as dicas de prevenção em cada caso.

DE MAMA

Os números aumentam a cada ano e no Brasil muitas mulheres ainda morrem porque descobrem a doença tardiamente.
O autoexame e a mamografia anual depois dos 40 anos são fundamentais para descobrir nódulos em estágios iniciais.
Sintomas: Veja se sente nódulos nos seios ou nas axilas. Dor nas mamas e secreção nos mamilos também são outros sinais de alerta.

DE TIREOIDE

As mulheres são as maiores vítimas: o tumor nessa glândula, que é responsável por controlar diversas funções do metabolismo, é três vezes mais frequente no sexo feminino.
Sintomas: Nódulos na tireoide, que só são detectados com exames de imagem, e rouquidão prolongada podem indicar a presença de tumores.

DE COLO DE ÚTERO

É o segundo tipo mais frequente entre as brasileiras, sendo o HPV o principal causador, o vírus transmitido principalmente por meio de relações sexuais. Sua detecção é feita pelo papanicolau, exame realizado pelo ginecologista. É necessa´rio realizá-lo todo ano. E a prevenção é simples: vacina contra o vírus e sexo seguro!
Sintomas: Na fase inicial, a mulher pode não sentir nada, por isso o papanicolau é tão importante. Se o câncer já estiver em fase avançada, pode haver sangramento vaginal e dor abdominal.

DE CÓLON E RETO

É curável na maioria dos casos, principalmente se detectado cedo (por exames de fezes e colonoscopia). Mulheres com mais de 50 anos têm maiores chances de desenvolver a doença. Mas não significa que quem é jovem não precisa se cuidar. É indicado ma dieta rica em frutas, vegetais, cereais e peixes e atividade física ajudam na prevenção.
Sintomas: Procure um médico se tiver diarreia ou prisão de ventre por um período prolongado, dor abdominal ou na região anal e sangue nas fezes.

DE PULMÃO

O câncer de pulmão é aumentou muito entre as mulheres e sua causa principal é o tabagismo.
Sintomas: Os mais comuns são tosse que não passa nunca e, em casos mais graves, sangramento pelas vias respiratórias. Fique de olho!

DIMINUINDO OS RISCOS

Entender que ir regularmente ao médico e a mudança nos hábitos cotidianos fazem toda diferença no cuidado de nossa saúde.
Ter uma alimentação saudável, não fumar, praticar atividades físicas são alguns passos que podemos começar hoje mesmo.
Ao tomar esses cuidados, as chances de ter um tumor diminuem.

Fonte: Inca (2018)

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09)

Celebrado no dia 27 de setembro, o Dia Nacional de Doação de Órgãos serve como um ...

Veja mais

CEPEM Exame

Conheça o TBS: software para previsão do risco de fratura óssea

Diagnosticar a osteoporose e/ou analisar a saúde dos ossos requer uma atenção cada ...

Veja mais

CEPEM Exame

Tomografia abdominal: o que é e para o que serve?

A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame identifica mudanças sutis dos órgãos ...

Veja mais

CEPEM Geral

Menopausa

As mudanças causadas pela menopausa Período de muitas mudanças no corpo da mulher, ...

Veja mais