Tomografia Computadorizada X Ressonância Magnética

site 3
 
Quando exames de imagem são solicitados pelo médico, é comum que muitas pessoas ainda fiquem em dúvida de como esses procedimentos são feitos e o que eles são capazes de detectar. Dois dos mais populares são a Tomografia Computadorizada (TC) e a Ressonância Magnética (RM), que possibilitam a alta resolução de imagens das estruturas corporais.
 
Ambos fazem uso da tecnologia computacional para gerar as imagens e são importantes para o diagnóstico de uma série de doenças, mas possuem mecanismos muito diferentes, assim com suas indicações. Entenda mais:
 
Tomografia Computadorizada (TC)
 
O exame consiste, basicamente, em um raio-X muito mais sensível e detalhado. Assim que os feixes atravessam o órgão, formam uma imagem, que é recebida e reconstituída no computador. Nos equipamentos mais modernos, são realizadas aquisições volumétricas que permitem reconstituições das imagens em múltiplos planos, inclusive visualizações em 3D.
O método é muito indicado para fornecer imagens anatômicas em poucos segundos, em particular, na análise dos pulmões e ossos, além de ter muitas outras aplicações – como no estudo de estruturas abdominais e na avaliação inicial do sistema nervoso central.
 
Ressonância Magnética (RM)
 
A ressonância é feita por meio da utilização de um potente campo magnético para produzir imagens com alta resolução de contraste das estruturas internas do corpo. Em muitos casos, ela pode identificar e caracterizar anormalidades com maior probabilidade que outros métodos de imagem, principalmente das estruturas encefálicas, órgãos abdominopélvicos e sistema musculoesquelético.
 
O uso do contraste
 
A injeção de contrastes pode ser necessária em ambos os exames, sendo importante informar previamente qualquer antecedente de alergia. Para evitar náuseas, é possível que seja recomendado jejum.
 
A indicação do exame
 
A decisão sobre qual exame é o mais indicado vai depender de uma série de fatores, como região do corpo a ser estudada, suspeita clínica e idade do paciente. Essa indicação pode, inclusive, ser tomada em conjunto pelo médico que solicitou o exame e o radiologista que vai realizá-lo ou laudá-lo.
 
O CEPEM conta com modernos aparelhos de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, além de uma equipe médica altamente capacitada para sanar todas as possíveis dúvidas dos pacientes. Entre em contato com nossa Central de Agendamentos pelo: (21) 2266-8000.

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Laser íntimo para o tratamento da incontinência urinária leve

A incontinência urinária – perda involuntária de urina – é um problem ...

Veja mais

CEPEM Exame

Tomografia Computadorizada X Ressonância Magnética

  Quando exames de imagem são solicitados pelo médico, é comum que muitas pes ...

Veja mais

CEPEM Exame

A importância do exame preventivo

Saúde ginecológica: saiba mais sobre a importância do exame preventivo A manutenç ...

Veja mais

CEPEM Exame

Análises Clínicas

Você está em dia com a sua saúde? O check-up é uma avaliação médica de rotina, ...

Veja mais