Herpes-zóster e a importância da vacinação

ARTIGO PACIENTE 2

Doença que tende a acometer uma a cada três pessoas, o Herpes Zóster afeta qualquer indivíduo que teve catapora ou contato com o vírus causador, o varicela zóster. Porém, como o tempo de incubação é longo, mais de 60% dos casos ocorrem após os 50 anos, fase de enfraquecimento do sistema imunológico.
 
O Herpes Zóster pode causar dor intensa, denominada neuralgia (ou nevralgia). Muitas vezes, essa dor impossibilita movimentos simples, como se vestir e deitar, e pode durar de três semanas a seis meses, dependendo do paciente. Outra característica da doença são as lesões avermelhadas, que aparecem em um único lado do corpo e podem atingir diferentes locais, como perna, coxa ou cabeça.
 
A doença ataca, geralmente, após os 50 anos, fase em que há um enfraquecimento natural do sistema imunológico, o que facilita a manifestação do vírus. Estados de estresse intensos estão associados ao aparecimento do Herpes Zóster. Também em pacientes com idade mais avançada, as dores tendem a ser mais intensas, permanecendo por mais tempo que a duração média.
 
O Herpes Zóster pode ser prevenido por meio de vacina, que pode ser recomendada a partir dos 50 anos e muito indicada para quem tem 60 anos ou mais, faixa etária com risco elevado. A vacina tem dose única e deve ser tomada mesmo por quem já apresentou a doença, pois é uma enfermidade que pode reincidir. Quem já teve Herpes Zóster precisa aguardar, no mínimo, um ano entre o quadro agudo e a aplicação da vacina.
 
A vacina de Herpes Zóster está disponível no CEPEM Vacinas, nas unidades Centro e Botafogo. Entre em contato com nossos especialistas para mais informações.
 
Centro: (21) 3212-4002 / R:251
Botafogo: (21) 2266-8088 / R: 155

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Ações de Combate ao COVID-19

O CEPEM vem adotando diversas medidas e protocolos para garantir a segurança de paci ...

Veja mais

CEPEM Exame

Teste Covid-19 disponível no CEPEM

CEPEM agora realiza teste RT-PCR e IGM/IGG para identificação de infecção por Cov ...

Veja mais

CEPEM Geral

Data do mês: Dia da Mulher

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Inte ...

Veja mais

CEPEM Geral

Autoestima da mulher: serviços e tratamentos para incentivar o autocuidado

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o CEPEM vem reforçar o importante papel ...

Veja mais