A importância em manter sua vacinação em dia

No último domingo, dia 09 de junho, foi comemorado o Dia Nacional da Imunização. O objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre a importância das vacinas para prevenção de doenças.

A data também é marcada por lembrar a importância de manter atualizada a caderneta de vacinação, uma vez que que muitas doenças podem ser evitadas, dada a eficácia comprovada dos imunobiológicos.

As gotinhas e agulhadas são comuns na infância, mas acaba sendo raro durante a fase adulta. Ter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças, mesmo que o ser humano desenvolva imunidade ao longo da vida, a suscetibilidade a determinadas doenças permanece. E, para evitar, há a necessidade de tomar algumas vacinas que fornecem novos anticorpos que o organismo não produz.

Para quem tem as vacinas em dia, todas as que são programadas para serem feitas desde a infância, aos 30 anos de idade já está protegido contra as formas mais graves de diversas doenças, tais como: tuberculose, poliomielite, tétano, difteria, coqueluche e sarampo, hepatite B, meningite, doença pneumocócica invasiva causada pelo meningococo C e rubéola.

O calendário básico de vacinação tem início logo após o nascimento, e segue, aproximadamente, até os seis anos de idade. A partir, daí, a SBIm recomenda um calendário de vacinação que incluam novas vacinas e alguns reforços a cada 10 anos.

Entre em nosso site e fique por dentro da nossa tabela de vacinação.

 

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Data do mês: Dezembro Laranja

O mês de dezembro é dedicado à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele ...

Veja mais

CEPEM Geral

O CEPEM em 2019: um ano de avanços e novidades

Para nós, 2019 chega ao fim com muita produtividade e realizações. Confira os dest ...

Veja mais

CEPEM Exame

A saúde da tireoide: conheça mais sobre essa importante glândula e os exames associados

Problemas da tireoide afetam cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e até 20% da ...

Veja mais

CEPEM Geral

Reposição hormonal

Guia da reposição hormonal: o que é preciso saber antes de começar o tratamento & ...

Veja mais