Escolhido como “Dia Mundial de Combate à Meningite”, o dia 24 de abril tem o objetivo de conscientizar a população sobre essa infecção e as vacinas contra ela. Segundos dados do Ministério da Saúde essa doença atinge aproximadamente de 2.500 pessoas por ano no Brasil. Este ano, a Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) lançou uma campanha com o tema: “Meningite: A Informação Vencendo o Medo”.
Mas o que é a meningite e por que ela tem potencial de morte? A doença é grave e caracteriza-se pela inflamação das meninges – que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
Ela pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, vírus, bactérias ou fungos. Sob o ponto de vista clínico, as mais importantes são as causadas por vírus, devida a capacidade de causar surtos, e a meningite meningocócica, que é um tipo de meningite bacteriana, a qual seu quadro pode ser rápido e fatal.
A meningite viral costuma afetar crianças de até cinco anos e a forma bacteriana da doença geralmente atinge adultos na casa dos 20 anos. É uma doença contagiosa e pode ser transmitidas de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva ou secreção expelidas por indivíduos infectados ao falar, tossir, espirrar ou beijar. Em relação aos sintomas apresentados, geralmente são: dor de cabeça, febre e rigidez de nuca.
A vacina é uma forte aliada na luta contra a doença. O CEPEM disponibiliza a vacina ACWY que imuniza contra meningites e infecções causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Previna-se!
Fonte: Ministério da Saúde
O CEPEM vem adotando diversas medidas e protocolos para garantir a segurança de paci ...
Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Inte ...
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o CEPEM vem reforçar o importante papel ...
O aumento considerável de casos de sarampo no país vem sendo uma das principais pre ...