Core Needle Biopsy | Biópsia de fragmento

O Core Needle Biopsy é um exame utilizado para diagnóstico histopatológico de lesões mamárias. Pode ser realizado utilizando a mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética como guia para os procedimentos, principalmente em lesões não palpáveis.


Exame exige agendamento (Central de Atendimento CEPEM 2266-8000).

Trazer pedido médico ou guia do convênio, carteirinha do convênio, documento de identificação com foto, CPF e guia autorizada (se necessário).

É necessário chegar à clínica com 1 hora de antecedência do horário agendado, caso contrário, não podemos garantir a realização dos seus exames.

Trazer exames anteriores da região a ser examinada – é imprescindível que estejam disponíveis laudos e imagens. Caso tenha outros exames complementares de mama, é necessário apresentar no ato do exame. Exemplo: Mamografia, Ultrassonografia, Ressonância magnética, Biópsias. Os exames deverão ter, no máximo, 06 meses. Caso não tenha, deverá refazê-los. A não apresentação destes exames poderá ocasionar a não realização do procedimento solicitado.


Suspender 7 dias antes da data marcada qualquer medicamento de ação anticoagulante. Exemplo: Ácido Acetilsalicílico como Aspirina, Melhoral; Anticoagulantes e Ginkgo Biloba, dentre outros. Sempre de acordo com orientação do médico responsável pela paciente. A suspensão deverá, obrigatoriamente, ser apresentada por escrito, com assinatura e carimbo do médico responsável, no dia do procedimento. Favor informar o uso destes medicamentos no ato da marcação do exame.

A paciente deve vir de sutiã firme com regulagem na alça, ou top de ginástica.

Não é indicado fazer jejum para a realização deste procedimento e é necessário tomar seus medicamentos habituais.

IMPORTANTE:

Paciente com problemas cardíacos:
Deve apresentar no dia do exame parecer do Cardiologista (não é risco cirúrgico), liberando a paciente para realizar o procedimento, assim como a indicação, quando houver, de utilização de qualquer outro medicamento (Exemplo: antibióticos profiláticos).

O parecer deve ser apresentado, obrigatoriamente, por escrito, com carimbo e assinatura do médico que acompanha a paciente, no dia do procedimento.

Lembrando que NÃO administramos qualquer tipo de medicamentos via oral, intramuscular ou endovenosa. Favor informar estas indicações no ato da marcação de seu exame.

Paciente alérgica à Xilocaína:
Solicitar que verifique com alergista antecipadamente qual anestesia pode utilizar.

O Cepem utiliza anestésico local de forma injetável: Xilocaína ou Lidocaína, a 2%, sem vasoconstrictor.

Para pacientes alérgicas, utilizamos Mepivacaína. Caso a paciente tenha alergia a Mepivacaína, deverá solicitar ao alergista parecer informando qual anestesia pode utilizar e deverá trazer essa anestesia no dia do exame para ser aplicada.

OBSERVAÇÕES:

a) Toda e qualquer orientação dada pelo médico responsável pela paciente deve ser informada com antecedência e apresentada no ato do exame ao médico que irá realizar o procedimento.

b) Após a realização do procedimento, a paciente deverá realizar compressas de gelo nas próximas 6 horas, assim como manter repouso relativo por 24 horas a fim de evitar sangramentos. Poderá retornar às suas atividades normalmente (se não for esforço) após este período.

c) Não há proibição para dirigir, porém poderá ser um pouco desconfortável.

d) Todas as orientações pós procedimento são informadas pela equipe de enfermagem ao término do exame.

e) Todos os exames apresentados e documentos de identificação sempre serão devolvidos para a paciente após o exame.

f) Nosso aparelho suporta até 120Kg. Nos casos de exames realizados com orientação da Mamografia (Estereotaxia). Não há limite de peso para procedimentos com orientação da Ultrassonografia.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com nossa Central de Agendamento.



Exame utilizado para diagnóstico histopatológico de lesões mamárias. Pode ser realizada utilizando a mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética como guia para os procedimentos, principalmente em lesões não palpáveis.

Tempo médio de atendimento:

De 15 a 40 minutos em sala, dependendo do tipo do procedimento e do caso.

Contra-indicação:

Não há contra-indicações absolutas para a realização da maioria dos procedimentos percutâneos. Os mesmos poderão ser contra-indicados quando a lesão de interesse não puder ser evidenciada ao método solicitado, quando a paciente não conseguir manter o posicionamento adequado para a realização, ou na impossibilidade técnica para a realização do mesmo.



Todas as orientações serão dadas verbalmente e por escrito. Porém, é importante ter em mente que é necessário fazer compressa de gelo nas próximas seis horas, não molhar o curativo e manter repouso relativo por 48 horas (evitar esforço físico).




Centro | Barra | Botafogo

Share

Agende Conosco