Julho verde – Mês de combate/conscientização ao câncer ginecológico

Artigo médico 2 (10-07-2018)

Este mês, celebra-se o chamado julho verde, de combate/conscientização ao câncer ginecológico, que, como sabemos, compreende basicamente cinco tipos de tumores: colo de útero, endométrio, ovário, vulva e vagina. Para se ter uma ideia, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão estimados para 2018 o surgimento de 6.150 novos casos de tumores de ovário e 16.370 novos casos de câncer de útero.

É fato que o estudo da oncologia ginecológica vem se aprimorando, cada vez mais, no decorrer dos anos. Muito se ganhou em conhecimento, seja do ponto de vista da biologia dos tumores, do seu diagnóstico, abordagem terapêutica e incidência populacional.

Com toda essa interação, diagnósticos mais precoces e precisos permitem aumentar os índices de cura substancialmente, assim como ajudam na melhora nas condições de sobrevida, com qualidade de vida mais satisfatória ao paciente.

Os estudos epidemiológicos – que consistem na avaliação das variações entre grupos da população e dos fatores que exercem influência no surgimento destes tipos de tumores – são de fundamental importância para que essa precocidade no diagnóstico ocorra. Questões ambientais como raça, número de filhos, condição socioeconômica, hábitos como tabagismo, alcoolismo, etc., além de patologias associadas, vão compor o desenho dos grupos de risco.

Somam-se a isso as modernas e avançadas aparelhagens, que, cada vez mais precisas e aprofundadas, representam grande apoio a vocês, médicos, no diagnóstico e tratamento desses tipos de cânceres.

O CEPEM conta com os mais avançados equipamentos para ajudar no seu trabalho, além de uma equipe experiente e com excelente currículo, que preza pela excelência e detalhamento preciso dos laudos. Oferecemos Ultrassonografias Transvaginais (com e sem doppler colorido), Ultrassonografias do Abdome inferior (que engloba útero, ovários e anexos), Ultrassonografia de Vulva e Pélvica feminina, Ressonância Pélvica feminina e Tomografia Computadorizada abdominal. Além da prevenção, também oferecemos exames para o acompanhamento do quadro. Para câncer de útero, por exemplo, contamos com a Ressonância Magnética para o processo de estadiamento, que vai determinar a extensão do câncer. Nosso perfil também é pautado de forma a acolher o paciente, oferecendo conforto e toda a relação de carinho e disponibilidade de que ele necessita no momento dos exames.

Share

NOSSAS REDES:

CRIADO POR:


CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA MULHER - 73.380.073/0001-20