No próximo dia 31 de maio, uma outra data muito importante vai marcar o mês: o Dia Mundial Sem Tabaco. A data tem o objetivo de contribuir para a proteção das gerações atuais e futuras das consequências devastadoras para a saúde individual e coletiva que o cigarro provoca.
A epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano, das quais mais de 600 mil são não fumantes, vítimas do fumo passivo. Sem alterações de cenário, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir do ano de 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média renda.
O hábito do fumo pode ocasionar mais de 50 doenças, incluindo as cardíacas e pulmonares, câncer e diabetes, para as quais o uso de tabaco é um fator de risco chave.
Uma delas é o câncer de pulmão. Ele é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. A última estimativa mundial apontou incidência de 1,82 milhão de casos novos de câncer de pulmão para o ano de 2012, sendo 1,24 milhão em homens e 583 mil em mulheres. Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. No Brasil, foi responsável por 22.424 mortes em 2011. Altamente letal, a sobrevida média cumulativa total em cinco anos varia entre 13 e 21% em países desenvolvidos e entre 7 e 10% nos países em desenvolvimento. Em seus estágios iniciais, os tumores não emitem sinais ou sintomas específicos, até que a doença avance. No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis.
Por conta disso, é preciso investir na prevenção/detecção precoce como uma importante aliada no combate à doença. No CEPEM, contamos com os mais modernos equipamentos de tomografia computadorizada de tórax, que permitem a detecção precoce da doença. Estudos apontam uma redução de 20% na taxa de mortalidade para os pacientes que realizam o exame após indicação médica. Também contamos com uma equipe médica especializada e experiente na realização dos exames e produção dos diagnósticos precisos e seguros.
Converse com seu médico sobre o assunto! Entre em contato conosco para agendar seu exame: (21) 2538-5866
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer é a segunda c ...
As mudanças no corpo feminino levam a vagina a perder elasticidade e firmeza. Isso f ...
Queixa que pode atingir mais de 80% das mulheres após os 55 anos, o ressecamento vag ...
Um dos destaques do CEPEM é o nosso Centro de Tomografia Computadorizada (TC). Com a ...