Dia Mundial Sem Tabaco

Dia Mundial Sem Tabaco

No próximo dia 31 de maio, uma outra data muito importante vai marcar o mês: o Dia Mundial Sem Tabaco. A data tem o objetivo de contribuir para a proteção das gerações atuais e futuras das consequências devastadoras para a saúde individual e coletiva que o cigarro provoca.

A epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano, das quais mais de 600 mil são não fumantes, vítimas do fumo passivo. Sem alterações de cenário, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir do ano de 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

O hábito do fumo pode ocasionar mais de 50 doenças, incluindo as cardíacas e pulmonares, câncer e diabetes, para as quais o uso de tabaco é um fator de risco chave.

Uma delas é o câncer de pulmão. Ele é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. A última estimativa mundial apontou incidência de 1,82 milhão de casos novos de câncer de pulmão para o ano de 2012, sendo 1,24 milhão em homens e 583 mil em mulheres. Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. No Brasil, foi responsável por 22.424 mortes em 2011. Altamente letal, a sobrevida média cumulativa total em cinco anos varia entre 13 e 21% em países desenvolvidos e entre 7 e 10% nos países em desenvolvimento. Em seus estágios iniciais, os tumores não emitem sinais ou sintomas específicos, até que a doença avance. No fim do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitáveis.

Por conta disso, é preciso investir na prevenção/detecção precoce como uma importante aliada no combate à doença. No CEPEM, contamos com os mais modernos equipamentos de tomografia computadorizada de tórax, que permitem a detecção precoce da doença. Estudos apontam uma redução de 20% na taxa de mortalidade para os pacientes que realizam o exame após indicação médica. Também contamos com uma equipe médica especializada e experiente na realização dos exames e produção dos diagnósticos precisos e seguros.

Converse com seu médico sobre o assunto! Entre em contato conosco para agendar seu exame: (21) 2538-5866

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Dia das Mães

Maio está chegando e o mês traz com ele uma das datas mais importantes do calendár ...

Veja mais

CEPEM Exame

Dia Mundial Sem Tabaco

No próximo dia 31 de maio, uma outra data muito importante vai marcar o mês: o Dia ...

Veja mais

CEPEM Vacinas

Campanha de vacinação contra a Influenza (2018)

Fique atenta! Começou dia 16 de abril e vai até o dia 25 de maio a campanha de vaci ...

Veja mais

CEPEM Geral

Tenha uma Páscoa mais saudável

Uma das melhores épocas do ano, para muitas pessoas, está chegando: a Páscoa! Alé ...

Veja mais