Julho verde – Mês de combate/conscientização ao câncer ginecológico

Artigo paciente 1 (10-07-2018)

Muito se fala sobre a saúde da mulher, especificamente sobre o câncer de mama, durante o Outubro Rosa. Mas, poucos sabem que o mês de julho também é dedicado a elas. A fita verde escura representa o combate/conscientização ao câncer ginecológico, que compreende basicamente cinco tipos de tumores: colo de útero, endométrio, ovário, vulva e vagina. Para se ter uma ideia, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estão estimados para 2018 o surgimento de 6.150 novos casos de tumores de ovário – considerado um dos que possuem diagnóstico mais difícil e, por conta disso, quando descoberto, normalmente já está em estágio avançado – e 16.370 novos casos de câncer de útero, um dos tipos mais comuns e que pode cursar sem sintomas em sua fase inicial, o que se torna muito perigoso para a mulher.

O tabagismo, a iniciação sexual precoce e o uso de contraceptivos orais são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de cânceres ginecológicos.
Abaixo, confira algumas informações importantes sobre cada tipo de câncer, fique atenta aos sinais do seu corpo e consulte sempre o seu ginecologista regularmente para a realização de exames preventivos como Papanicolau, Ultrassonografias Transvaginais, Ultrassonografias do Abdome inferior (que engloba útero, ovários e anexos), entre outros exames. Conte com o CEPEM para isso! Temos os mais modernos aparelhos, além de profissionais experientes e com excelente currículo, para garantir diagnósticos precisos e seguros. Agende seu exame pelo telefone: (21) 2266-8000.

 
Informações básicas sobre os tipos de câncer:

 
Câncer de colo de útero: é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa já é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Fique atenta: Em 99% dos casos, a doença está relacionada ao vírus HPV, vírus sexualmente transmissível. Por isso, a maneira que temos para prevenir e diminuir o número de casos é reduzir consideravelmente o número de parceiros sexuais, usar sempre o preservativo e fazer os exames ginecológicos periodicamente.

 
Câncer de vulva (órgão genital externo da mulher, a entrada que abriga o canal da urina e da vagina): é mais frequente nas mulheres após a menopausa, mas, esporadicamente, pode acontecer em mulheres mais jovens.

Fique atenta: esse tipo de câncer surge como uma mancha ou ferida que não cicatriza e vai aumentando na região.

 
Câncer de vagina: o câncer de vagina é raro e representa aproximadamente 1% dos tumores ginecológicos.

Fique atenta: Tumores secundários ou metástases de outros tumores – de colo de útero, de endométrio, de ovário e de intestino grosso – são encontrados mais comumente no local do que os tumores primários de vagina.

 
Câncer de endométrio: é o tumor de corpo uterino mais frequente. Como os outros tipos, a falta de exames preventivos aumenta significativamente a porcentagem de ocorrência e a possível mortalidade por esse tipo de câncer.

Fique atenta: O principal sintoma desse tipo de câncer é o sangramento uterino anormal, sobretudo após a menopausa.

 
Câncer de ovário: é pouco frequente e mais difícil de ser diagnosticado. A maioria dos tumores malignos do ovário só se manifesta em estágio avançado (75% dos casos). Na fase inicial, não causa sintomas específicos, o que dificulta o diagnóstico precoce.

Fique atenta: o exame ginecológico de rotina associado à ultrassonografia pode mostrar achados suspeitos, motivando a investigação com novos exames complementares, como a tomografia e o marcador tumoral CA125.

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Geral

Julho chegou e, com ele, as tão esperadas férias escolares!

Julho chegou e, com ele, as tão esperadas férias escolares! O período marca o mome ...

Veja mais

CEPEM Exame

Câncer de Pulmão – O mais comum dos tumores malignos

Quem acompanha mensalmente a nossa newsletter viu que, anteriormente, abordamos o Dia ...

Veja mais

CEPEM Exame

Julho verde – Mês de combate/conscientização ao câncer ginecológico

Muito se fala sobre a saúde da mulher, especificamente sobre o câncer de mama, dura ...

Veja mais

CEPEM Exame

O rastreamento do câncer de mama com a mamografia e exames complementares importantes

  Ao longo dos anos, os exames para rastreio de alterações na mama passaram po ...

Veja mais