Pele em foco!

Paciente artigo 1 (Dez 2018)

Pele em foco! Conhecido como Dezembro Laranja, o mês de dezembro é voltado para a conscientização sobre o câncer de pele, o tipo da doença que mais cresce no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, para 2018, mais de 165 mil novos casos de câncer não melanoma, respondendo por 30% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Já o câncer de pele melanoma, agressivo e mais raro, representa apenas 3% das neoplasias malignas, com uma taxa de 6.260 novos casos para este ano.
 
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a região afetada, definem-se os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares (tipos conhecidos como “não melanoma”).
 
Em casos de câncer não melanoma, a doença se desenvolve em áreas muito expostas ao sol, como cabeça, face, pescoço e dorso das mãos. O sinal de alerta é uma lesão que não cicatriza em 28 dias. Com o diagnóstico e tratamento precoce, é altamente curável. Já o melanoma se origina nos melanócitos, células produtoras de melanina. Na maioria dos casos, as pintas apresentam uma coloração marrom ou negra. A gravidade é por conta do diagnóstico tardio. Portanto, assim que for observada alguma alteração de cor, tamanho e/ou textura das pintas, procure um médico dermatologista. Se detectado no início, o câncer pode ser tratado cirurgicamente.
 
Os tumores de pele estão relacionados a alguns fatores de risco que envolvem, principalmente, a exposição aos raios UV. Pessoas com a pele muito clara, que têm história familiar de câncer de pele e que trabalham sob o sol são mais vulneráveis à doença. A recomendação é evitar a exposição solar das 10h às 16h e utilizar sempre filtros com fator de proteção 30 ou mais, além de chapéus, guarda-sol e óculos escuros.
 
Para os cuidados com a sua pele, contamos com a expertise da dermatologista Dra. Marise Barbosa, que atende todas as quartas-feiras no CEPEM Botafogo. As consultas podem ser marcadas por meio da Central de Agendamento, pelo número (21) 2538-5866.

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Vacinas

A importância em manter sua vacinação em dia

No último domingo, dia 09 de junho, foi comemorado o Dia Nacional da Imunização. O ...

Veja mais

CEPEM Geral

Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06)

No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Criada pela Orga ...

Veja mais

CEPEM Exame

Densitometria óssea para o diagnóstico de osteopenia

Ao pensar em saúde dos ossos, é comum que a primeira doença que venha em mente sej ...

Veja mais

CEPEM Exame

Benefícios da LaserTerapia no inverno

Com o clima mais frio e raios solares mais amenos, o inverno é a época ideal para i ...

Veja mais