Tenha uma Páscoa mais saudável

Artigo site - Quadro 4

Uma das melhores épocas do ano, para muitas pessoas, está chegando: a Páscoa! Além da confraternização em família ou com os amigos, a época favorece – e muito – o consumo de chocolates, além de fartos pratos como o tradicional bacalhau, que reinam nas mesas. Mas, mesmo sendo muito saborosos, é preciso ter cuidado: eles somam muitas calorias e podem prejudicar a saúde daqueles que abusam.

 
Por isso, que tal apostar em uma Páscoa mais saudável? Confira as dicas abaixo e aproveite!

 
Na Sexta-feira Santa, tradicionalmente, não deve-se consumir carnes em geral, e sim, peixes. Eles são uma ótima opção, por possuírem uma carne com menos gordura e, portanto, mais leve. Se você pretende preparar bacalhau, prefira a versão assada, acompanhada de legumes e uma boa salada de folhas como alface, rúcula ou agrião, por exemplo. As verduras são ricas em vitaminas e fibras, o que ajuda na nutrição do corpo e na melhora do trânsito intestinal. As opções fritas ou gratinadas de bacalhau acrescentam muitas calorias e as gorduras presentes aumentam o colesterol ruim (LDL) no sangue, por conta dos queijos e creme de leite. O aumento do colesterol ruim, como se sabe, está associado ao desenvolvimento de doenças cardíacas como infarto, AVC, entre outras.

 
Já para o almoço no domingo de Páscoa, outras sugestões práticas são peixe no forno (pescada, truta, namorado), temperados com sal e limão, assados com cebolas e batatas em rodelas. Se você aprecia salmão, tempere-o esfregando sal, unte-o com um pouquinho de manteiga e complemente com alho poró em rodelas, que é bastante diurético, o que favorece a diminuição dos inchaços no corpo.

 
Por fim, vamos aos famosos chocolates, que encantam adultos e crianças e são responsáveis pelos verdadeiros exageros na data! Opte sempre pelas versões meio-amargas ou 70% cacau. Elas possuem minerais essenciais para a saúde, como magnésio, cobre, potássio, manganês e vitaminas. O doce também possui substâncias antioxidantes e diminui o risco de doenças cardiovasculares, de câncer, estresse e depressão. São bem diferentes das versões “ao leite” ou “branco”, constituídas, basicamente, por manteiga de cacau, leite e açúcar , ricas apenas em gorduras saturadas, que fazem mal à saúde e, a curto/longo prazo, podem ser responsáveis pelo aumento do colesterol ruim (LDL), entupimento de veias e artérias, obesidade, entre outros problemas.

 
Anotou tudo? Então celebre a Páscoa de forma muito mais saudável e, acima de tudo, com moderação. Sua saúde agradece!

Share

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Ver Outra Notícia
CEPEM Exame

Affirm Prone 3D – O novo sistema de biópsia mamária em 3D

No processo de rastreio de nódulos da mama, uma etapa decisiva é a realização de ...

Veja mais

CEPEM Vacinas

Você está em dia com o calendário de vacinas?

A imunização facilita o controle e a erradicação de doenças que podem ser preven ...

Veja mais

CEPEM Médico

Formas de prevenção para as doenças femininas mais incidentes no Brasil

O Dia Internacional da Mulher amplia o debate em relação à conscientização sobre ...

Veja mais

CEPEM Médico

Saúde ginecológica da mulher em pauta

No Brasil, para 2019, estima-se o surgimento de 16.370 novos casos de câncer de colo ...

Veja mais